Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

17 de ago. de 2011

COMO UTILIZAR FOLHAS,TALOS E CASCAS DE LEGUMES E VEGETAIS

Além de fonte de fibras e vitaminas, as cascas e talos são deliciosos... Sem receitas mirabolantes, aí vão algumas dicas para aproveitar essas partes tão desprezadas e evitar o desperdício, afinal, com tanta gente morrendo de fome no mundo não dá pra jogar comida fora.
Eu utilizo todos os talos e folhas, até pq às vezes dá uma preguiça de fazer legume né??
Para enriquecer minhas refeições faço um exercício simples, sempre que compro vegetais, lavo bem todas as partes, corto as folhas bem fininhas e os talos, só desprezo o fim (aquela parte aonde foi cortado que fica ressecada e amarronzada.), corto bem fininho e congelo tudo em potinhos ou sacos. Quando quero usar já está tudo lavado e cortado... assim não tem desculpa...

Casca da Cenoura. 
Além de contribuir para o aumento da imunidade do organismo, combater infecções e diminuir o risco de derrame cerebral em mulheres, a fibra solúvel da cenoura diminui o colesterol do sangue e prolonga a saciedade. A casca da cenoura tem uma quantidade elevada de fibras. Quando ingeridas, elas aumentam o bolo alimentar e ocupam o organismo com sua digestão, prolongando a saciedade. Dessa forma, o cérebro entende que o organismo está ingerindo muito alimento, e assim, a fome vai embora.
Uma boa forma de utilizar é simples... não descasque a cenoura!!! Lave bem, passe uma esponjinha (deixe-a unicamente para esse uso) para retirar a terra, e sujeira e utilize TODA a cenoura, só desprezando a parte de cima aonde nascem as folhas. Não dá nenhuma alteração no sabor, nem na textura, só a aparência é que muda, ela fica mais “marronzinha” na parte da casca.
Obs: Evite fazer suco de cenoura com frutas cítricas (laranja, limão e tangerina) porque o ácido cítrico, presente em boa quantidade nessas frutas, destrói a vitamina A. 

Casca da Batata
É na casca da batata que se concentram 100% da fibra e do potássio, importantes para a digestão e o metabolismo dos carboidratos e das proteínas. Além do mais, a casca da batata assada é tão gostosa quanto o miolo. Uma maneira bem prática e legal é lavar bem a batata, e cozinhar inteira, com casca e tudo. Escorra e corte em rodelas grossa, (+/- 5 cm de altura), coloque em um refratário, regue com azeite e polvilhe com sal grosso e alecrim, coloque no forno até ficar bem douradinha (+/- 20 Minutos) fica uma delícia e você nem percebe que a casca está lá.

Folha da Couve-Flor, Brócolis e Repolho
Na folha da couve-flor existe uma concentração enorme de Vitamina C (00 g da folha contêm 122 mg de vitamina C, quantidade quatro vezes maior do que no mesmo volume da polpa da laranja, por exemplo.)
E essas folhas podem ser usadas refogadinhas tipo couve, ou picadas em sopas. A folha do Brócolis fica ótima bem picadinha aumentando um arroz de brócolis.

Talos de Espinafre, Bertalha, Couve e Agrião
São excelentes fontes de fibras e vitaminas. Além de muito saborosos.
Como utilizar: Lave bem e corte em rodelinhas finas (Pode ser congelado), utilize refogado junto do arroz, em sopas ou ainda refogadinho com cebola e alho, uma delícia.

Talo da Salsa
Ainda não sei como as pessoas jogam fora essa parte tão gostosa. Pode ser usada refogada u picadinha bem fininho polvilhada sobre salada ou comida. Ótimo ingrediente para fazer um vinagrete diferente.

Casca e Miolo do Abacaxi
È só bater no liquidificador e coar, fica um suco maravilhoso...

Essas são só algumas amostras de como podemos aproveitar praticamente TUDO dos alimentos que consumimos diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário