Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

31 de ago. de 2011

COSTELA SUÍNA COMO UTILIZAR E COMO FAZER ELA SOLTAR DO OSSO ??



Que a Costela suína é uma delícia, todo mundo sabe, mas com fazer igual aos restaurantes, com ela soltando do osso ??? E quais as outras maneira de preparo além das convencionais??? Acompanhe dicas para uma nova leva de possibilidades:
Limpeza:
A Costela Suína é uma carne bem gorda e existem algumas maneiras de deixá-la mais magra:
1- Retire o excesso de gordura aparente. Com a faca, corte essa gordura, só lembrando que a gordura faz a faca perder um pouco do fio (corte) então é legal ter um amolador por perto.
* Para deixá-la soltando do osso:
Coloque em uma panela de pressão por 15 Minutos (não pode deixar passar disso, pois senão ela vai desmanchar. Se você ficar receoso, coloque por 12 minutos. Só lembrando que começa a contar o tempo, quando você escuta aquele barulhinho e a válvula começa a se mexer.
Mas vamos combinar que brasileiro gosta de tempero....Então antes de tampar a panela de pressão, coloque uma cebola grande cortada grosseiramente,, sal e pelo menos 8 unidades de alho amassados. (para os mais pacientes sugiro bater uma pasta de alho e cebola no liquidificador e deixar a carne temperando por 2 horas, em seguida coloque ela com o tempero na panela). Não precisa socar ou espremer, só dê uma amassada nele com a faca, ou uma colher.
A parte mais importante é a retirada da panela de pressão, pois ela pode quebrar, então, CUIDADO !!! Retire calmamente com o auxilio de uma escumadeira ou algum outro utensílio que seja fácil de manusear e apóie a carne.  Á partir desse ponto reserve o caldo (veja abaixo como pode ser utilizado) e coloque a carne no forno pré-aquecido com o molho de sua preferência, na churrasqueira, ou ainda, frite (lembrando que o ideal é fritar por imersão, ou seja, com a quantidade de Óleo suficiente para cobrir o pedaço de carne inteiro.) Para fritura vale lembrar ainda que depois da retirada da carne, você deve cortar no sentido do osso, claro, e como você quiser, um, dois, ou até três ossos por porção. Só lembrando que ela já estará pré-cozida.
* Para utilização do Caldo: (sopas, risotos, recheios, etc...)
Depois de retirar a carne, você pode bater o resto, transformando em um caldo mais grossinho. Uma boa é congelá-lo e utilizar no preparo de diversos pratos ao invés de caldo de carne industrializado. Antes, coloque para ferver até reduzir pela metade. Isso vai diminuir o espaço utilizado no freezer e tornar seu tempero mais gostoso. Á partir daí use sua criatividade, utilize legumes ou outros, invente purês com esse caldo ou use como base para um risoto por ex. Se cozinhar batata ou baroa (Mandioquinha) fica uma delícia. São infinitas possibilidades.
Outra boa dica é usá-lo como falei antes no lugar do cubinho industrializado: como?
* Para utilização da Carne ( recheios, decoração, risotos, etc...)
Primeiro, coloque na pressão por mais 20 minutos, ou cozinhe na panela normal até que fique fácil para desfiar. Desfie a carne já cozida. Desfie bem pequenininha se for fazer recheio cremoso.
Para o caso de recheios: Essa carne, mesmo sem o caldo é bem molhadinha, dá uma liga excelente pelo excesso de gordura, então cuidado na hora de preparar os recheios, pois pode deixar a massa bem úmida.O ideal é deixar ela cozinhar no caldo do cozimento até quase secar, você pode acrescentar um pouco de farinha de trigo para fazer um creme e utilizar no recheio de pastéis por ex. Ou ainda pode refogar só na cebola e alho e polvilhar farinha de trigo (pouca) para tornar o recheio mais sequinho.
Como decoração: Em uma frigideira com Manteiga, óleo ou Azeite (manteiga deixa um gostinho melhor), frite a carne desfiada (bem desfiada) até ficar bem sequinha. (quase seca mesmo, esturricada), deixe escorrer em papel absorvente e salpique por cima do prato que vai servir.
Como Risoto, refogue o arroz, utilize o caldo do cozimento como base e só acrescente a carne desfiada, pode ser de maneira grosseira no final do preparo (isso vai evitar que ela desapareça)

Veja algumas receitas na postagem CARNES SUÌNA E EXÓTICA
Ainda existem diversas outras maneiras de utilizar...descubra a sua e depois me mande a receitinha, claro !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário