Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

10 de ago. de 2011

MOQUECA DE SHITAKE DO MATEUS


Ingredientes:

3 colheres de sopa de Óleo de soja
4 dentes de alho
300 g de Cebola (2 Un Cebola médios)
400 g de Tomate (4 Un tomate médio)
1 xícara de coentro picado (1 Molho)
250 g de molho de tomate
200 g de Shitake frescos
40 ml de azeite de oliva

Modo de preparo:

Comece pela lavagem dos ingredientes, cebolas, tomates, coentro e shitake devem ser lavados antes da preparação, após a lavagem comece pelo alho. Pique ou esprema os 4 dentes de alho, depois corte as cebolas em meia lua. Então corte os tomates em rodelas não muito grossas, após cortar os tomates pique o coentro e por fim corte o shitake em fatias finas.
Para a montagem do prato deve-se colocar uma colher das de sopa de óleo no fundo da panela e espalhar o alho, depois colocamos a cebola cortada, espalhando de forma uniforme. Acima da cebola colocamos as fatias de tomates, como se fosse a cobertura das cebolas, cubra os tomates com o coentro picado, fazendo de forma uniforme. Por fim aplique uma camada de molho de tomate sobre o coentro, preenchendo toda a panela. Tampe a panela e deixe em fogo baixo.
Enquanto a base da moqueca está aquecendo, coloque 2 colheres das de sopa de óleo em uma frigideira e coloque o shitake cortado, refogue os shitakes, em fogo médio, por alguns minutos mexendo para não colarem no fundo, até que amoleçam, por cerca de 5 a 10 minutos. Ao final do processo, com o fogo desligado jogue 40 ml de azeite de oliva, misture bem o shitake ao azeite, e então jogue por cima da moqueca, tapando a panela e deixando no fogo baixo por mais 20 minutos, e pronto, é só servir.

Rendimento: 2 Porções

2 comentários:

  1. De vez em quando a vida nos dá gratas surpresas.
    Participando de um concurso de receitas, que tinha o azeite como base, conheci essa pessoa incrível , que gentilmente cedeu sua receita para o Blog.
    Valeu Mateus Rocha!!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente essa moqueca é sensacional!
    E para "propagandear" um pouco mais, ela é mais fácil de fazer do que andar pra frente! rs...
    Valeu Ale, foi um enorme prazer te conhecer também, realmente, em um concurso que entrei de "gaiato", querendo cozinhar de bermuda (rs), não imaginaria que fosse ganhar uma amiga assim.
    Beijão

    ResponderExcluir