Aos amigos, leitores e seguidores...

Recentemente houve um aumento bem significativo de visitas internacionais e vi a necessidade de esclarecer uma coisa: Bem, todos nós sabemos, que apesar de muito mais fácil por causa da globalização, etc... muitos produtos ainda são muito específicos de cada localidade, e muitas vezes deixamos de fazer aquela receita que queremos por não conseguir encontrar esse ou outro ingrediente. Praticamente qualquer ingrediente pode ser substituído, ou adaptado. E o mais legal de cozinhar é justamente dar a sua cara á sua comida. Por isso mais uma vez disponibilizo o endereço para esclarecer qualquer dúvida ou pergunta.

Recently, has been a significant increase of international visitors and I noticed the need to clarify few things: Well, we all know that, although much easier because of globalization, etc ... many products are still location-specific, and sometimes is difficult to follow a recipe that we cannot find some of the ingredients. Almost any ingredient can be replaced or upgraded. And the cool thing about cooking is to give your own taste to the food. So once again I will provide my contacts to clarify any questions or concerns.

s.a.l.tomilho@gmail.com

11 de jul. de 2012

QUENTÃO

Ingredientes:

600 ml Água
0,300 g Açúcar
Casca de 2 Laranjas (bem amarelas)
Casca de 1 Limão
0,050 g Gengibre (do tamanho de um dedo polegar)
Cravo da Índia á gosto
Canela em Pau á gosto
1 un Maça
1 Garrafa de Aguardente ou cachaça *** á gosto

Pré-Preparo:
1- Descasque as laranjas e o limão , lave bem e reserve. lave bem a maça e reserve.
2- Descasque o gengibre e reserve o pedaço.

Modo de Preparo:
1- Faça um bouquet Garni (TUTORIAL GASTRONOMIA), com o cravo e a canela. (nada mais que um amarradinho com os temperos para evitar que tenha que coar no final.... ou ainda que fique aqueles sedimentos que são chatinhos de beber e deixam o quentão com uma cara feia)
Como fazer??
Pegue um pedaço de gaze, (aquela que se compra na farmácia) coloque os temperos dentro e amarre com um barbante, bem firme para não solta... deixe o barbante com uma ponta mais longa a fim de usar para amarrar na alça ou cabo da panela.
Ainda... você tem perfex ou pano do tipo LIMPO E NOVO em casa??? pode servir também, mas ele não deve soltar fiapos, nem nada do gênero.... faça o mesmo processo, e no fim, com a mão mesmo rasgue um pedaço ao comprido e use no lugar do barbante.
2- Coloque em uma panela grande e de preferência alta o açúcar, quando ele começar a caramelizar, acrescente a água, as cascas de laranja e limão, a maça e o gengibre. Acrescente o bouquet garni e deixe ele amarradinho á alça da panela.(para facilitar a retirada) Só cuidado para não deixar a ponta perto do fogo....
3- Cozinhe em fogo médio por +/- 20 minutos.
4- Retire o Bouquet garni, coe (as cascas e maçã) e aqueça novamente.

Algumas receitas falam para acrescentar a cachaça e deixar ferver junto, mas aí o álcool evapora, e perde um pouco o sentido.... Se quiser servir sem álcool, a receita termina aí, caso contrário, quando acrescente a cachaça na hora que começar a ferver, sirva bem quente!!!!


Você ainda pode acrescentar cubinhos de maçã para decorar.


Rendimento: em torno de 1,3 litros.